Como ajudar as pessoas a cultivar o hábito da leitura?

Leonardo Moura
8 min readJun 1, 2021

--

Ajudando pessoas a cultivar o hábito da leitura — estudo de caso de UX

Um case sobre como ajudar pessoas a criarem ou manter o hábito de ler.

Durante o curso de UX/UI da Cubos Academy, o desafio proposto era escolher um problema para solucionar, e assim desenvolver um projeto focado na experiência do usuário, passando por todas as etapas do double diamond.

Após pesquisar percebemos que umas das maiores buscas do google trends era sobre criar o hábito da leitura, a partir disso o desafio escolhido pelo grupo foi: Como ajudar pessoas a cultivar o hábito da leitura.

Quem nunca desejou ter um hábito da leitura presente no dia a dia, não é mesmo? De alunos de pré-vestibulares e universitários a profissionais já formados, que por não terem o hábito reforçado, tem dificuldade nos estudos extras e até mesmo em desenvolver a leitura como um hobbie, para o seu próprio prazer.

Nem sempre terá alguém que te apoie em algo novo, ou que saiba como te incentivar, que livros indicar — principalmente se você estiver dando um salto e sendo o primeiro do seu convívio a dar um start no universo literário.

Por esses e vários outros motivos (tempo, prioridade, dinheiro, cansaço..), acabamos adiando cada vez mais o momento de seguir e persistir na criação do hábito da leitura.

E uma vez que o problema foi levantado, está na hora de mergulhar nele.

PESQUISA & VALIDAÇÃO

Sabendo que o primeiro passo é a imersão no problema, buscamos dados, analisamos o problema através dos olhos do usuário em seu contexto real e verificamos qual é era sua experiência prévia com a leitura.

Iniciamos a pesquisa com a DESK RESEARCH, que foi fundamental para coleta de dados e primeiro contato com o nosso problema e com o universo do nosso usuário. Encontramos números que não eram de nosso conhecimento e causaram estranheza e choque logo de início.

Após muita pesquisa, conversamos para sintetizar as informações adquiridas, e começamos a construir a nossa MATRIZ CSD. Aqui selecionamos alguns dados da nossa matriz que foram úteis para o melhor entendimento do nosso problema e foram frutos da construção de algumas soluções em nosso produto final.

Inicialmente as informações se misturavam e havia muitas matérias não tão confiáveis, a internet é realmente complicada se não soubermos onde procurar. Conseguindo validar nossos dados através das nossas CERTEZAS, SUPOSIÇÕES E DÚVIDAS, precisávamos entender nossos principais objetivos através do MAPA RELACIONAL, e assim tentar entender quais as maiores dores dos nossos usuários e como ajudá-los a solucioná-las.

QUESTIONÁRIO & ENTREVISTAS

A função desta etapa é validar nossas suposições, e até mesmo sanar algumas dúvidas. Entender com o próprio usuário o seu problema de ponta a ponta, e seguir adiante no processo de solução deste problema. Coletamos um total de 219 respostas, o que foi suficiente para validar hipóteses e seguirmos para as entrevistas de 12 usuários com perguntas mais direcionadas.

DIAGRAMA DE AFINIDADE

Estudando os insights de todo o material coletado até aqui, conseguimos definir os HÁBITOS, OBJETIVOS E DORES do nosso público alvo.

PERSONA

Após entendermos todo o contexto em que o nosso problema estava inserido, percebemos que precisávamos de 2 personas: uma que ‘já possui o hábito da leitura e gostaria de mantê-lo’; e outra que ‘ainda não possui o hábito, mas gostaria de iniciá-lo’.

E assim surgiram Laura Silva e Pedro Cardoso que são semelhantes no seu desejo, mas diferentes em sua estrutura de rotina. O diferencial da nossa persona é que, como estamos falando sobre leitura, optamos por um Storytelling e assim narramos um contexto da história de nossas personas, o que também fez com que o processo de humanização fosse muito mais fácil, como se Laura e Pedro realmente fizessem parte do nosso ciclo de amizades, facilitando o nosso próximo passo.

Laura - Persona com hábito

Pedro - Persona sem hábito

MAPA DE EMPATIA

Com as nossas personas bem estruturadas e entendendo a ligação de cada uma com a leitura, tivemos maior facilidade na montagem do Mapa, após uma tentativa anterior de fazê-lo sem termos, realmente, compreendido Laura e Pedro, o que, em contrapartida, nos fez entender a importância do processo.

Mapa de empatia — Laura

Mapa de empatia — Pedro

PROPOSTA DE VALOR

Enfim nos sentimos seguros com a percepção de persona que tínhamos seguimos para a montagem da nossa proposta de valor, que para nós foi a virada de chave do processo. Todos os mini viés que haviam foram eliminados, todas as nossas ideias e conceitos foram alinhadas e conseguimos visualizar que estávamos chegando ao resultado — e que não era nada do que havíamos imaginado no início, porque a maior dificuldade é não criar uma solução para um problema que ainda não entendeu.

Proposta de Valor — Laura

Proposta de Valor — Pedro

BENCHMARKING

Entendido o nosso problema, chegou a hora de pesquisar as soluções já existentes no mercado e coletar insights. Observamos o que cada concorrente possui de melhor e pior e buscamos não cometer os mesmos erros e aprimorar boas soluções, além de manter “funcionalidades comuns” neste tipo de aplicativo para facilitar a usabilidade do nosso usuário.

USERFLOW

Optamos pela versão mobile do produto e havia muitas complexidades em nosso userflow, gostaríamos que fosse uma ferramenta completa que pudesse auxiliar e dar todo o suporte para que o usuário mantivesse sua rotina de leitura, criando um hábito naturalmente.

RABISCOFRAMES

Depois de uma análise de concorrentes, começamos a desenhar a nossa solução seguindo o conceito de Pencils Before Pixels, iniciamos o processo em papel e caneta, estruturando tudo que julgávamos necessário.

WIREFRAMES LO-FI

Após a estrutura de Userflow estar pronta, decidimos focar em nosso protótipo de baixa fidelidade, buscando entender melhor o nosso produto e sua evolução. Foram feitas 48 telas de testes e atividades até encontrarmos o nosso caminho das pedras.

GOLDEN PATH

Com o nosso protótipo em baixa definido, decidimos escolher o nosso caminho dourado, especificando a ação mais utilizada do app

SOBRE O APP

A nossa maior proposta no aplicativo é ajudar o usuário a iniciar o hábito leitura, para isso proporcionamos algumas funcionalidades,como: o controle dos dias, quantidade de horas e páginas lidas; criamos um modo avião para que o celular não atrapalhe a leitura, pois essa é umas das grandes distrações da atualidade; além de um lembrete do momento de se dedigar à leitura. Para incentivar ainda mais, ao conquistar metas o usuário ganha um novo apelido que concede a ele status, como leito charmoso, rato da leitura, entre outros.

Essas funcionalidades são um auxílio até que o usuário tenha segurança para “ler com as próprias pernas”. O próprio nome do app em formato de pergunta tem a intenção de sempre estar perguntando ao usuário como vai o seu processo.

StyleGuides

Depois que a estrutura funcional e o Golden Path foram decididos, começamos a materializar a solução e pensamos no guia de estilos, trazendo os elementos que iriam compor a interface.
Nome/Logo/Símbolo/cores/estilos.

Escolhemos a paleta de cores em tons pastéis por transmitir uma ideia de tranquilidade e paz, para iniciar uma leitura; um estilo com bordas arredondas, pois passa a ideia de descontração que desejamos, fugindo um pouco da seriedade da maioria dos apps referências que encontramos.
Minimalismo app.

Tipografia

Utilizamos em nosso projeto a fonte MONTSERRAT em diversos formatos, por nos trazer seriedade sem deixar de ser leve e confiante. Além de possuir uma ótima legibilidade e persoalidade

PROTÓTIPO EM ALTA

Depois de definirmos a estrutura e elementos que iriam compor a nossa interface, finalmente chegou a hora de nos jogarmos em nosso protótipo de alta fidelidade.

Abaixo você confere o fluxo do usuário para adicionar um livro a sua biblioteca e iniciar a leitura:

CONCLUSÃO

Durante este trabalho pudemos perceber a importância do processo de pesquisa Double Diamond para construir um projeto que atenda às reais demandas e dores do usuário, além da necessidade de dar passos para trás quando necessário para repensar os fluxos e reorganizar as ideias até que se chegue em um resultado realmente satisfatório. Os questionários e entrevistas também se mostraram de grande importância para responder questões que foram de grande importância para o resultado final do trabalho.

Por vezes nos vimos indo para o caminho de criar uma rede social, até percebermos que não era isso que o nosso usuário precisava e fazer um app que o ajudasse a focar na leitura, que é o seu principal objetivo- com a ajuda de um ‘criador de metas’, ‘gameficação’ e um ‘modo leitura’, que bloqueia distrações do próprio celular, que é uma das maiores nos dias atuais.

Estudo faz parte do curso de UX/UI Design da Cubos Academy , feito pelo grupo Gambito da Jalala: Leonardo Moura, Alexandra Rodrigues, Lívia Queiroz, Ana Horikome, Júlio Pagani.

LINK PARA O PROTÓTIPO

https://www.figma.com/proto/lMJWFg9Cj7P9XoAaGrfsbX/Como-ajudar-pessoas-a-cultivar-o-h%C3%A1bito-da-leitura%3F?node-id=820%3A1689&scaling=scale-down&page-id=166%3A1108

--

--

Responses (1)